Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O que há de mais no Cafezinho?!

Acordar cedo de manhã, tomar aquele banho corrido, escovar os dentes já trocando de roupa, calçar os sapatos, pegar a chave do carro (ou o dinheiro pro ônibus) e sair de casa... Essa rotina não é nada incomum hoje em dia. O tempo limitado somado ao trabalho contínuo de grande parte da população brasileira e mundial vem mudando a rotina alimentar de muitos. E com minutos tão escassos, só sobra tempo de tomar um copo de café e comer meio pãozinho, não é mesmo?! 




Mas hoje será diferente! E agora, aproveitando o embalo do Dia internacional do Café (Celebrado no dia 16 de Abril), prepare-se porque nosso tema vai te levar numa viagem por dentro da sua xícara de café matinal!


PASSEANDO PELA HISTÓRIA...

O café, assim como diversos outros alimentos antigos, não possui uma data de descoberta evidente e clara, mas uma das lendas mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, de Kaffa, localizada na atual Etiópia. Ela conta a história de um pastor que percebeu que suas cabras ficavam alegres e saltitantes ao consumirem folhas e frutos de certa planta, e que este consumo ainda ajudava o rebanho a caminhar por vários quilômetros de subidas.

O pastor Kaldi comentou o fato para um monge da região, que decidiu experimentar os frutos, preparando-os com água. Ao consumir a bebida dos frutos da planta poderosa, o monge também notou que, de fato, estava sendo capaz de resistir ao sono durante longas horas de oração e leitura. A descoberta se espalhou rapidamente pelos monastérios, que buscaram a bebida e, por fim, cultivaram o fruto. No Brasil, o café chegou, pela primeira vez, em Belém (por volta de 1727) trazido da Guiana Francesa.

Mais informações sobre a História do café e sua grande trajetória pelo Brasil você pode conferir clicando AQUI


APLICANDO NUTRIENTES DESDE CEDO!

O café (Coffea arabica L.) é um fruto da planta da família das Rubiáceas – o Cafeeiro – e é um produto consumido, em grande parte, na forma de bebida. O cultivo do café possui diversas áreas de atuação, tanto no quesito socioeconômico quanto político, e são simples seus processos de plantio e produção, já que o Brasil é um país com clima e geografia muito agradáveis para o desenvolvimento dessas plantas.



Mas outro fator importante na produção do café in natura, conhecido como Café verde, é a disponibilidade de nutrientes para o desenvolvimento vegetal.  Alguns exemplos de nutrientes essenciais pra o cultivo são o Nitrogênio (fator de crescimento da planta), o Fósforo (armazenamento de energia da planta), o Cálcio (crescimento e desenvolvimento das raízes), o Enxofre (composição das proteínas e da clorofila), e outros como Zinco, Cobre e Manganês.


E DO QUE ESSE GRÃOZINHO É FEITO?!

O grão de café que nós consumimos é um produto processado, que passa por técnicas de conservação para evitar altos riscos de contaminação e degradação. Este produto é conhecido como Café torrado e, mesmo sendo processado por aquecimento e torra, tem uma composição singular: aminoácidos, carboidratos, lipídeos, fibras, além de alguns minerais e compostos bioativos. Veja abaixo as diferentes substancias que esse grãozinho carrega:


É interessante saber que as Proteínas são formadas por unidades de aminoácidos interligados e estas unidades estão mais presentes no grão de café torrado, Isso acontece pois o processo de aquecimento e torra desfaz a união dos aminoácidos que, por fim, desfaz a estrutura das proteínas. 







CAFÉ: FONTE DE AMINOÁCIDOS, FIBRAS, MINERAIS E... BIOATIVOS?!

Exatamente!! O café é uma rica fonte de Cafeína, Ácidos clorogênicos e Trigonelina, todos compostos do metabolismo secundário das plantas que, nelas, agem como agentes de defesa contra insetos ou danos da natureza. Porém, no organismo humano essas substâncias têm se mostrado aliadas contra diversos problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes, colesterolemias e até mesmo o câncer.




MAS COMO TUDO QUE É BOM...

Como vimos o consumo de café representa uma ótima fonte de aminoácidos, bioativos e, principalmente, fibras e minerais. Olhando por este ponto de vista, o consumo só pode trazer benefícios pro corpo e pra mente certo?! Quase!! Os cuidados com o excesso na ingestão de café também precisam ser tomados, uma vez que, além de ser uma bebida agressora de mucosas do esôfago, estômago e intestino, ainda tem o agravante por altas concentrações de Cafeína poderem causar sintomas prejudiciais ao organismo, como dores de cabeça, insônia, diarreia, irritabilidade, cansaço respiratório e palpitações do coração.

Por isso, se você deseja aproveitar todos os benefícios nutricionais do pretinho sem arriscar um colapso no Sistema nervoso, não exagere!! Contente-se com a xícara de café matinal e os dois copinhos básicos só pra não perder o ânimo durante o dia.


Até a próxima pessoal!



TEXTOS DE REFERÊNCIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário