Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Fitness na mídia: dá pra confiar?

Corpo sarado, barriga chapada, bíceps e tríceps bem visíveis... o padrão estético atual tem valorizado cada vez mais um corpo atlético, muitas vezes difícil de ser alcançado. Quem nunca pensou em entrar numa academia e adotar um estilo de vida “saudável”, só pra conquistar tal visual?



Muitas vezes, em busca desse padrão corporal, as pessoas utilizam várias fontes sem nenhum respaldo, que orientam de maneira errada e, muitas vezes, que não irão te ajudar a conquistar seus objetivos. E ainda pior, podem fazer mal à sua saúde. Portanto, é aí que mora o perigo! Não se pode confiar em qualquer informação, é preciso ter mais senso crítico. “Ai Gabi, quem é inocente e desinformado o suficiente para acreditar em qualquer coisa?” Muitas pessoas, e digo isso por testemunho próprio. Isto é fácil de notar naquelas perguntinhas feitas nos comentários em redes sociais: “Qual treino você faz?”ou “O que você tá tomando?”, entre vário outros.

Vamos enumerar aqui os principais erros cometidos pelas pessoas em relação ao assunto:


1 - FALTA DE SENSO CRÍTICO

Recentemente, uma reportagem foi lançada no site Extra Online, afirmando que Comer fast-food logo após a prática de exercícios pode ser tão benéfico quanto a ingestão de suplementos alimentares. Embora pareça brincadeira, a afirmação é de cientistas da Universidade de Montana, nos Estados Unidos. Em novo estudo, os pesquisadores descobriram que, durante o período de recuperação muscular após a atividade física, não faz diferença o tipo de alimento consumido.”




Ok. Aí me vem um desavisado, diz que vai sair da academia e comer AQUELE hambúrguer, porque vai dar no mesmo que um jantar completo no conforto da sua casinha! Pessoas, naaaaão!!! O estudo tem respaldo por ter sido realizado por pesquisadores de uma universidade, entretanto foi apenas UM estudo. Não foram realizados outros posteriormente. Além disso, o que a matéria não relatou foram os riscos à saúde desse hábito a longo prazo... Imaginem a hipercolesteremia, o diabetes e a hipertensão reinando!

É claro que muitas pessoas não têm o senso crítico necessário para discriminar as informações que lhes são repassadas, e para piorar, somos bombardeados o tempo inteiro com dados sem noção. Mas mesmo assim, se você recebeu uma informação, analise, critique, busque outras opiniões de quem entenda do assunto. Exercite sua inteligência!


2 - SEGUIR O QUE ESTÁ NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM DAQUELE MAROMBA, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE

Acredite, aquele super treino e a super dieta do saradão da academia podem não servir para você. E o pior é que muitos  sabem disso, mas tentam mesmo assim. É preciso entender, de uma vez por todas, que treino e dieta devem ser individualizados, respeitando o seu tipo corporal e  aquilo que é adequado para você alcançar seus objetivos. Se estes consistirem em perda de gordura e ganho de massa, certamente os meios não serão iguais aos daquela pessoa que busca apenas hipertrofiar ou manter a massa muscular.


3 - ADOTAR RESTRIÇÕES DESNECESSÁRIAS AO SEGUIR DIETAS QUE NÃO FORAM FEITAS PARA VOCÊ

Não invente de seguir restrições desnecessárias, do tipo dieta free disso ou daquilo, e só porque aquela pessoinha te falou que é legal, que vai te fazer emagrecer e que é super “saudável”, apesar de você não ter nenhuma intolerância alimentar! Galera, esse tipo de restrição pode trazer deficiências nutricionais quando o plano alimentar é muito seletivo, além de ser difícil a sua manutenção a longo prazo por quem realmente não precisa. E sejamos sinceros, é barato manter uma dieta sem glúten ou sem lactose por muito tempo? O esforços e os gastos realmente valeriam a pena, apesar de você não ser intolerante a esses componentes ? 

Recentemente publicamos no blog uma matéria que fala desse tema ligado à dieta Glúten-free, que você pode conferir clicando AQUI.


4 - TOMAR SUPLEMENTOS A RODO E ACHAR QUE ELES IRÃO FAZER MILAGRE SEM O SEU ESFORÇO (PORQUE O FULANINHO DO FACEBOOK USA)

Pílulas de termogênico e potes de Whey protein não farão milagre se você não executar seu treino e seguir sua dieta de maneira correta! Além disso, muitas pessoas consomem suplementos sem buscar orientação de um nutricionista (veja bem, não estou falando daquele coleguinha da academia que usa suplementação ou do seu personal que diz“entender” tudo do assunto). Ao fazerem isso, essas pessoas estão gastando muito mais do que se consultassem um profissional, e certos suplementos podem até fazer mal se consumidos de forma inadequada.


Os suplementos auxiliam bastante na hipertrofia, mas desde de que aliados a uma dieta adequada e alocados corretamente para  cada objetivo. Você realmente sabe para que servem o BCAA, o Whey Protein e a Glutamina, entre outros? Você precisa mesmo utilizar os três? Qual o melhor horário para consumi-los dentro da sua rotina? Estas são questões que apenas um nutricionista vai te orientar da melhor maneira.


5 - SEGUIR DIETAS DE REVISTAS

A maioria dos nutricionistas tem vontade de sentar e chorar quando vê essas revistas na banca (ou de incendia-las), que prometem revelar uma dieta milagrosa e um cronograma de exercícios que te farão perder 5kg em uma semana. E incluído no pacote, vem uma revistinha te ensinando a fazer salgadinhos e docinhos de festa deliciosos. Depois de tudo o que já falei, sem comentários, né?


Bom pessoal, o recado está dado. Passe menos tempo nas redes sociais (stalkeando os outros) e vá atrás dos seus objetivos! Adquira informações somente de fontes confiáveis, como blogs, páginas de Facebook e Instagram de nutricionistas e personal trainers. E lembre-se: dieta é com um nutricionista.  Sabe, aquele blogueiro famoso provavelmente não estudou no mínimo 4 anos para entender do assunto... 


TEXTOS DE REFERÊNCIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário