Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Um pouquinho sobre o Ovo

O que será que vem primeiro, o ovo ou a galinha? A galinha ou o ovo? Bom, esse é um dos dilemas polêmicos sobre o ovo, mas o que é mais importante para a nossa alimentação é: o ovo faz mal ou não?


Afinal, qual é o grande problema com esse alimento que toda hora está em jornais como se estivesse em páginas policiais? Então vamos lá...


OS BENEFÍCIOS

O ovo é um alimento fonte de proteína animal e por conta dos seus valores nutricionais já chegou a ser comparado até com o leite materno. É também um alimento de baixo custo, se tornando um alimento mais acessível de fonte de proteínas e nutrientes. Mas quais são esses nutrientes e aonde estão? Vamos por parte...


COM A CARA NA CLARA

É composta por 88,5% de água e 13,5% de proteínas, vitaminas do complexo B (B2) e uma pequena quantidade de gordura, glicose, sais minerais e glicoproteínas.  A clara fornece aminoácidos essenciais em ótimas quantidades e possui maior absorção em comparação com outras proteínas de origem animal.

As principais proteínas presente são: ovoalbumina, conalbumina, ovomucoide, ovomucina e lisozima.  As ovalbumina e conalbumina representam 70% do total de proteína e estão relacionadas com regeneração de células e ganho de massa muscular.


E QUANTO À GEMA?!

A gema é composta por 1/3 de proteínas, 2/3 de lipídeos, vitamina A, E, D, K, glicose, lecitina e sais minerais.  E um dos componentes mais importantes, a colina, que, está relacionada com ações do cérebro, como a transmissão de impulsos nervosos e compõe a membrana celular.

A vitamina D, está presente em poucos alimentos e é responsável pela deposição de cálcio ósseo, maaaas eu não preciso me alongar muito no assunto, vide post anterior :D


MAS COMO NEM TUDO SÃO SUFLÊS...

E ai, qual o grande problema do ovo?? Alguns estudos defendem que a gema do ovo possui grande quantidade de colesterol e o consumo deste, elevaria muito os teores de LDL-colesterol (a fração ruim); porém existem outros estudos que apontam que o colesterol presente nos ovos não teria efeitos tão radicais no aumento do colesterol humano.


Tá, mas o que a gente faz? Bom, é como as avós sempre dizem, “É melhor prevenir que remediar” então não vamos consumir quantidades exageradas de ovo por dia, da mesma forma que não se deve fazer com qualquer outro alimento!!

Mas além desse grande dilema, tem um problemão que é fato!! A Salmonella!!!!


QUEM É ESSA DANADA?

A salmonela é um bactéria presente em alimentos de origem animal como carnes, ovos, leites e entre outros, e podem causar gastroenterites, uma pessoa infectada pode apresentar febre, cólica, dor abdominal e diarreia de 12 a 72 horas após o consumo do alimento infectado. Em média, a doença dura 4 a 7 dias, em muitos casos há recuperação sem necessidade de antibiótico, mas se a diarreia for severa deve se fazer uso de antibióticos e entre outros cuidados.


MAS COMO A SALMONELA ENTRA NO OVO?

Além de cascas quebradas, também contaminam os ovários das galinhas e dessa forma, contamina o ovo antes até de se formar a casca.

Atenção!!! Na geladeira os ovos se tornam mais seguros, pois com o frio há diminuição da multiplicação das bactérias. Maaaas é importante que não deixe os ovos na porta da geladeira, pois com o movimento de abertura e fechamento da porta, há mudança na temperatura interna do ovo e pode favorecer a multiplicação!


O ideal é que esteja em recipiente num lugar “geladinho” da geladeira, que não tenha risco de se quebrar e que não se misture com outros alimentos.

É importante também, o consumo do ovo sempre todo bem cozido, nada de “geminha mole” ou utilizar o alimento cru na preparação de outro que não haverá cozimento em seguida, o cozimento é importante, já que garante destruição total das bactérias :D



TEXTOS DE REFERÊNCIA:
BENITES, C. I.; FURTADO, P. B. S.; SEIBEL, N. F. Características e aspectos nutricionais do ovo. In: SOUZ-SOARES, L. A.; SIEWERDT, F. Aves e ovos. Pelotas: UFPEL, 2005, p 57- 64.
FAO. AGRIBUSINESS HANDBOOK - Poultry Meat & eggs, 2010 [online], 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário