Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Já bebeu água hoje?!

Ahh, a água... Eis a fonte de vida que não pode fazer no nosso dia a dia, seja na hora do banho, de fazer a comida, maaas ela é muito mais importante para o equilíbrio da nossa saúde. Pegue seu café ou sua água e venha desfrutar desse interessante tema com a gente :D



O QUE É A ÁGUA?

É um composto químico formado por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, formando a tão conhecida e famosa molécula de H2O. Ela é líquida e incolor, insípida e inodora (Traduzindo: insípido = Sem sabor, inodora = Sem cheiro).



ENTÃO FIQUE ATENTO...

Se a água que está consumindo, apresentar cor ou não for totalmente transparente, apresentar cheiro e gosto, NÃO CONSUMA!! E mesmo que ela atenda a todos estes critérios, mas não tenha passado por filtro o não tenha sido fervida, desconfie.

TOME CUIDADO: Mesmo que a gente não enxergue bactérias e vírus, eles estão lá... A água passa por encanamentos e é retirada dos lençóis freáticos, habitat de muitos microorganismos, dentre eles os patógenos, aqueles que provocam alguma reação indesejada a nossa saúde.


MAS VAMOS PULAR PARA OUTRO ASSUNTO QUE TAMBÉM É DE NOSSO GRANDE INTERESSE E DE MUITA IMPORTÂNCIA...

A água compõe cerca de 80% do corpo de uma criança saudável. Quando se envelhece, a proporção presente de água no organismo diminui, os idosos podem ter cerca de 40% a 50% do seu peso corporal constituído por água, enquanto um adulto saudável apresenta de 60% a 75%.


Vemos que ela compõe grande parte do nosso corpo e é então essencial para nossa saúde e sobrevivência e apesar de não conter nenhuma caloria, sem ela o funcionamento do nosso corpo seria impossível. Uma perda de 10% a 20% pode causar a sérios distúrbios ou levar a pessoa a morte, pois ela é quem desempenha os papeis mais importantes em quase todas as funções do corpo humano.


COMO FAZEMOS PARA TER ÁGUA NO NOSSO CORPO?

A água que vai entrar no organismo podem ser derivadas de três fontes distintas:

1) Ingestão de líquidos: Aonde é absorvida no intestino, preferencialmente no delgado;

2) Dos alimentos: Chamados alimentos sólidos e pode variar de acordo com o tipo de alimento;

3) Oxidação de substratos energéticos: Durante o metabolismo, há produção de água, mas o volume varia de acordo com o substrato que foi ingerido.


PORQUE PRECISO BEBER ÁGUA E QUANTO DE ÁGUA TENHO QUE BEBER?

O corpo não possui condições para fazer o armazenamento de água, por isso a quantidade de água que perdemos durante 24 horas deve se repor para manter a saúde e eficiência de todas as funções. Em condições normais, é recomendado: 35mL de água por cada kg de peso para adultos, 50 a 60mL por kg de peso para crianças.


Em média, a recomendação diária para adultos é de 2,5L. Se o indivíduo está praticando esporte, o tempo está muito calor ou o indivíduo apresenta febre, a quantidade de água ingerida deve ser maior que 2,5L.



E O QUE A ÁGUA FAZ NO NOSSO CORPO MESMO?

- É essencial para processos fisiológicos como digestão, absorção e excreção;
- Atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substancias corpóreas;
- Mantem equilíbrio dos fluidos intracelular e extracelular e possui atuação direta na manutenção da temperatura corpórea;
- Participa das reações metabólicas e como componente estrutural, dando forma as células;
- Fornece a base para todas as secreções e lubrifica os diversos órgãos;
- A ingestão adequada também evita pele seca, cabelos fracos, cálculos renais, hipertensão, problemas intestinais e entre outros problemas;

Para ilustrar...


Então, depois de saber mais sobre a nossa maravilhosa fonte de vida, faço uma pergunta a vocês... E ai, já beberam água hoje?


TEXTOS DE REFERÊNCIA: 
DOUGLAS, Carlos Roberto.  Tratado de fisiologia aplicada às ciências da saúde. 4. Ed. São Paulo: Robe,1999.
MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 10. Ed. São Paulo: Roca, 2002.
SIZER, Frances Sienkiewicz; WHITNEY, Eleanor Noss. Nutrição: Conceitos e controvérsias. Tradução Nelson Gomes de Oliveira, et al. 8. Ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2003.
WAITZBERG, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na pratica clínica. 3 . Ed. São Paulo: Atheneu,2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário