O arroz e feijão são elementos essenciais na mesa do brasileiro, essa mistura costuma ser consumida no almoço e jantar. O arroz é uma planta que pertence à família das Gramíneas enquanto o feijão pertence à família Fabaceae. O arroz é importante fonte de carboidrato na dieta e é rico em fósforo; os mais consumidos são o arroz integral e arroz polido. Já o feijão possui alto valor nutritivo, excelente fonte de ferro e rico de proteínas vegetais, e os mais consumidos são o carioquinha, preto e branco.
OK, MUITO LEGAL SABER DISSO!
MAS O QUE O ARROZ E O FEIJÃO TEM DE TÃO MAGICO?
Então vamos lá, o arroz contém proteínas certo? Essas proteínas são excelente fonte aminoácidos, como a metionina mas pobre em lisina, já o feijão é rico em proteínas essenciais como a lisina e pobre em metionina. Olha a mágica ai minha gente, o arroz e feijão fazem o casamento perfeito e juntos formam uma sinistra complementação proteica, não é fantástico?
AHH, ENTÃO POR QUE ENGORDA? OHHH GOD...
Muita calma nessa hora, meu povooo... Juntos, o arroz e feijão são importante fonte de carboidratos complexos, que são aqueles que são digeridos mais lentamente com aumento gradativo da glicemia; também de fibras solúveis e insolúveis; possuem baixo teor de sódio e de gordura; ricos em compostos bioativos eeeeee não contém gordura saturada. Por que então engordaria?
É importante ressaltar que, o arroz e feijão juntos tem todos esses fatores maaas se no preparo for refogado com banha de porco, tiver carnes dentro do feijão, ou for adicionado 1 kg de sal as coisas mudam, eles tem esses fatores sendo preparados sem exageros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário