Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Margarina faz menos mal que Manteiga?

Não é de hoje que as dúvidas sobre qual recheio que se passa no pãozinho matinal é mais saudável ou mais prejudicial à saúde, e estas questões sempre aparecem justamente na hora que você entra na ala de laticínios e frios do mercado não é mesmo?! Pois então que tal desvendar esta pergunta de maneira simples e descomplicada... Prepare seu café com biscoito e entenda de vez qual é a diferença entre manteiga e margarina!


PASSANDO PRIMEIRO A MANTEIGA NO PÃO...

A manteiga é um produto natural, derivado do LEITE e obtido a partir do creme de leite batido, lavado e armazenado até apresentar um estado consistente. Nas tabelas de composição pode ser encontrada no grupo dos óleos e gorduras, pois é rica em gorduras saturadas e colesterol (com cerca de 260mg a cada 100g de manteiga). Esta classe de gorduras é identificada como prejudicial à saúde e que deve ser consumida com muita atenção, uma vez que, em altas concentrações no organismo, podem aumentar os riscos de doenças coronárias e favorecer o processo de aterosclerose.

Entretanto, para alegria dos fascinados pelo produto, a manteiga é uma das fontes animais ricas em vitaminas A e D (Vitaminas lipossolúveis responsáveis por diversos processos do metabolismo da visão, imunidade e resistência óssea). 



JUNTANDO A MARGARINA NA HISTÓRIA

A margarina, por sua vez, é um produto desenvolvido como opção mais acessível e barata em relação à manteiga. É um produto industrializado, obtido a partir do processo de hidrogenação dos óleos vegetais. Mas calma ae... Hidroge-o-quê?!

Certo, vamos começar do início: Todos os óleos e gorduras são compostos por moléculas conhecidas como ÁCIDOS GRAXOS, que podem ser saturados ou insaturados. A principal diferença entre eles é que os ácidos graxos saturados são mais prejudiciais à saúde por aumentarem os níveis de colesterol e os riscos de doenças coronarianas, enquanto os ácidos graxos insaturados são eficazes diminuindo estes níveis de colesterol e regulando a resposta inflamatória do organismo.

OK! Agora vamos entender o que a indústria faz: A hidrogenação é um processo que insere moléculas de hidrogênio dentro das moléculas de ácidos graxos dos óleos vegetais (como óleos de amendoim, girassol, castanha, soja, etc.), transformando esses ácidos graxos insaturados em parcialmente saturados (denominados hoje como Trans). Com isso, o produto líquido fica mais sólido.



ENTÃO MANTEIGA É TUDO DE BOM! SÓ QUE NÃO É BEM ASSIM.

Depois de entender como cada produto é feito, você já consegue visualizar qual das duas é mais natural e qual é mais processada, certo?! Só que a lógica de consumir margarina ou manteiga não se define só com isso...

Embora a manteiga seja um produto que mantem suas vitaminas que são essenciais ao organismo e também seja um produto natural, não podemos esquecer que ela é uma fonte rica de gordura saturada e colesterol, e seu consumo frequente e desequilibrado pode trazer MUITO prejuízo à saúde da sua pressão e do seu coração!


Da mesma forma sabe-se que a margarina é um produto industrializado que modifica a composição da gordura insaturada dos alimentos, tornando-as gordura Trans (o que também é perigoso), mas pelo menos sua composição não apresenta traços de colesterol. Porém, as gorduras Trans da margarina são capazes de inibir a atividade enzimática do Fígado responsável pelo controle da síntese de colesterol do organismo, o que, indiretamente, favorece a síntese, o aumento dos níveis de colesterol LDL e a diminuição do HDL (bom colesterol).


FINALMENTE QUEM FAZ MAL É...

Para surpresa de todos...... Qualquer uma das duas!!

No quesito “Quem faz mal ou não” ambos os produtos, manteiga ou margarina, fazem mal à saúde, sim! Citando as palavras da nutricionista Luciana Setaro, em entrevista à coluna Curiosidades, do site Terra, “tanto uma quanto outra são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas e, por isso, devem ser consumidos com moderação.”

Os pontos chave para o consumo de produtos gordurosos são a ATENÇÃO e o EQUILÍBRIO! Quando você não se sentir seguro sobre a composição da margarina, ou quando sabe que vai consumir toda manteiga que você comprou em dois dias, pare e pense um pouco na sua saúde, e na saúde de seus familiares, e não tenha medo de moderar ou substituir a manteiga e a margarina por outras opções como queijos ou requeijão.


Mas, acima de tudo, o importante é lembrar de manter uma dieta diversificada e rica em nutrientes, garantindo uma alimentação variada e com menos riscos à sua saúde.


TEXTOS DE REFERÊNCIA:

Um comentário: