Com o aumento gradual do sobrepeso e de doenças crônicas não transmissíveis, ligadas ao coração, rins, pâncreas e intestinos, as visitas ao supermercado se tornaram uma rotina de descobrimentos e novidades. Atualmente é muito comum encontrar uma área (ou mesmo várias) reservada exclusivamente para “produtos especiais”; onde é possível comprar doces, miscelâneas, refrescos, bebidas gaseificadas, cereais e farinhas com designações de Diet, Light ou Zero.
Mas,
afinal de contas, qual desses três é o melhor para benefício da saúde e da
rotina dietética das nossas casas?! Vamos esclarecer melhor o que são estes
produtos especiais e desvendar por trás de seus rótulos, o que os faz ser tão
“diferentes”.
ALIMENTOS PARA
DIETAS ESPECIAIS
Produtos Diet e Light foram os
primeiros desenvolvidos para uso em dieta especial. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
é o órgão responsável pela regulamentação dos alimentos Diet e Light, tendo
realizado sua publicação de lei em 1998, tomando como referência o Codex Alimentarius
- Fórum internacional de Normatização de Alimentos.
Segundo ANVISA, os produtos Diet são descritos como “alimentos
formulados nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes,
adequados para dietas diferenciadas e/ou opcionais, atendendo as necessidades
de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas”. Ou seja, produtos Diet são os elaborados com
ausência de um determinado nutriente - que pode ser carboidrato (açúcares,
lactose), sódio, glúten ou gordura - e
são indicados para pessoas que possuem alguma doença metabólica que
necessite de restrição na dieta, como no caso de diabéticos, celíacos ou
intolerantes à lactose.
Por outro lado, produtos Light já são definidos como qualquer um que
apresente redução mínima de 25% de calorias ou de algum
nutriente em relação ao original, como, por exemplo, gordura, açúcares ou sódio. Por isso são os mais
indicados para quem está em padrão alimentar para redução de peso e deseja
reduzir o teor de calorias da alimentação.
A PROBLEMÁTICA DOS PRODUTOS
DIET
O primeiro refrigerante Diet comercializado no mercado foi
o “NO-CAL Soda pop” (1952), lançado
pela Kirsch Beverage Company, de Nova York. Porém, no embate comercial da
época, o produto foi suprimido pela Pepsi e pela Coca-Cola. No Brasil, o
primeiro refrigerante Diet foi o “Dolly” (1987). Também é interessante notar a
distância de tempo até a comercialização deste tipo de produto, que levou cerca
de 30 anos até ser realizada. O atraso de tempo reflete, dentre outras coisas, o
desenvolvimento tardio dos processos tecnológicos que envolvem alimentação em
nosso país.
E falando de processos tecnológicos em alimentos, é
essencial ressaltar que a retirada de um nutriente para fabricação de um
produto Diet, como por exemplo, o açúcar, desencadeia na perda de alguns aspectos
do produto, como textura e sabor. E para compensar esta perda, a indústria
utiliza os recursos de substituição,
inserindo no produto adoçantes dietéticos e gorduras, o que faz com o que o
total de calorias fique equivalente ao produto que contém sacarose. Por isso nem
todo alimento Diet é recomendado para aqueles que desejam perder peso.
O ZERO - PORQUE SE
DOIS JÁ É BOM, TRÊS ENTÃO...?!
O desenvolvimento de “produtos especiais” trouxe benefícios
sociais e econômicos, auxiliando no consumo de alimentos antes proibidos para
alguns, como doces para diabéticos, farináceos para celíacos, lácteos para
intolerantes à lactose, refrigerantes e bolos para fenilcetonúricos, entre
diversos outros; E, para integrar ainda mais a alimentação diversificada e
saudável, foram criados os produtos Zero que, como o próprio nome já diz, indica restrição ou
isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional.
Na verdade, os produtos Zero são como uma mescla
dos Diet e Light, além de serem capazes de inverter a problemática dos Diet:
sendo Zero, o produto é isento de determinado nutriente e ainda apresenta valor
calórico reduzido, o que é favorável para pessoas em padrão alimentar para redução de peso.
Mas não é pra chegar no mercado e comprar um mundo de
Produtos Zero, ok... Determinadas retiradas podem fazer com que a fabricação
apresente aquelas compensações de adoçantes e gordura já citadas, o que leva a
um produto final calórico, sim!
ENXERGANDO E COMPARANDO OS RÓTULOS
Abaixo mostramos a análise de rótulos de alguns produtos conhecidos e populares comparando suas versões tradicionais e especiais. Compare você também:
ACHOCOLATADO TRADICIONAL E LIGHT
MARGARINA CREMOSA E LIGHT
GELATINA TRADICIONAL, DIET E ZERO
Depois de tantas definições e histórias já fica mais
fácil entender o que comprar certo?! É por isso que a observação do rótulo é
tão importante para identificar as substituições presentes no produto! Compare
os produtos especiais com os alimentos convencionais e, acima de tudo, não
deixe de verificar se eles atendem às suas necessidades.
TEXTOS DE REFERÊNCIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário